Investigadores // CV Pedro Alexandre Guerreiro Martins

Investigador integrado | Doutorado
Cultura, identidades e poder
Áreas de Investigação

História do turismo e dos lazeres, história cultural, usos do passado, historiografia, medievalismo

Formação Académica

2011-2016 - Doutoramento em História Contemporânea (FCSH-UNL, Universidade de Lucerna)

2009-2011 - Mestrado em História Contemporânea (FCSH-UNL)

2006-2009 - Licenciatura em História (FCSH-UNL)

Actividade Profissional e Científica

Bolseiro de doutoramento FCT entre Janeiro de 2012 e Fevereiro de 2016.

Membro do conselho editorial da revista Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past.

Lista de Projectos de investigação concluídos

2010-2013 - "The Making of State Power in Portugal: Institutionalization Processes from 1890 to 1986", coordenado por José Neves. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL), Universidad Complutense de Madrid (UCM), Birkbeck College (University of London) - Section of Spanish, Portuguese and Latin American Studies (School of Language, Linguistics & Culture), Instituto de Ciências Sociais (ICS/UL) (PTDC/HIS-HIS/104166/2008).

2009-2010 - "Dicionário de História da I República e do Republicanismo" e "Guia Bibliográfico da I República e do Republicanismo", coord. Maria Fernanda Rollo e Ana Paula Pires (IHC-UNL).

Artigos em Revistas com referee

"From the Republica Christiana to the 'Great Revolution': Middle Ages and Modernity in António Sardinha's Writings (1914-25)", Studies in Medievalism, nº25: Medievalism and Modernity, 2016, pp.29-36.

"Sea bathing and seaside tourism in Portugal in the nineteenth and twentieth centuries: an overview", Journal of Tourism History, vol.7, nº3, 2015, pp.246-267.

Artigos em Revistas sem referee

"A caminho de um novo paradigma de praia: a Costa da Caparica nos anos 1920-1970”, Anais de Almada. Revista Cultural, nº15-16, 2013.

"Adriano Moreira. Entre o luso-tropicalismo e a autonomia", Relações Internacionais, nº26, Junho 2010, pp.145-151.

Outras Publicações

"Ocupação do espaço balnear. Uma perspectiva histórica". Catálogo da exposição fotográfica "Lapso de Tempo", de Luís Ramos - Fundação D. Luís, Cascais, 30 de Abril a 12 de Junho de 2011.

Encontros Científicos (comunicações por convite)

"Medievalismo, Romantismo e Nacionalismo: as origens da nacionalidade portuguesa entre a historiografia e as políticas de memória (séculos XIX e XX)", Usos do Passado. Seminário de Investigação, Biblioteca Nacional de Portugal, 13 de Maio de 2016.

"An answer to national decadence: the Middle Ages in contemporary Portugal (1890-1947)", Forschungskolloquium Vormoderne - Universität Luzern, 21 de Maio de 2013.

“Entre a terapia e o lazer: o ir à praia em Portugal no período contemporâneo”, Seminário Revisitar o Século XIX, 13 de Fevereiro de 2012.

Encontros científicos (comunicações por proposta)

"O medievalismo em Portugal entre o romantismo europeu e os debates sobre a decadência nacional", Romanticism and the Peripheries. An International and Interdisciplinary Conference, Fundação Calouste Gulbenkian, 5 de Dezembro de 2016.

"Da comuna medieval à República: Jaime Cortesão e 'Os factores democráticos na formação de Portugal'", III Congresso I República e Republicanismo, BNP, 22 de Outubro de 2015.

"O 'gérmen da decadência': medievalismo e a questão rural portuguesa na viragem do século", Conferência de Doutorandos FCSH-UNL, 3ª Edição, FCSH-UNL, 14 de Setembro de 2015.

“'O que há de mais vivo no presente é o passado' – visões da Idade Média na ditadura portuguesa (1926-1940)", V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, UTAD, 10 de Setembro de 2013.

“A caminho de um novo paradigma de praia: a Costa da Caparica nos anos 1930-1960”, XXXII Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, 16 e 17 de Novembro de 2012.

“O medievalismo em Portugal entre o romantismo europeu e os debates sobre a decadência nacional”, Romanticism and the Peripheries. An International and Interdisciplinary Conference, Fundação Calouste Gulbenkian, 5 de Dezembro de 2016.

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE
Organização de Eventos Científicos

From archives and academia to politics and pop culture: European medievalism(s) in the 19th and 20th centuries. 1ª sessão do Ciclo de Seminários “Arquivos & História: estado(s) da(s) arte(s)"(2016-17), co-organizada com Maria de Lurdes Rosa (IEM/UNL). Torre do Tombo, 21 de Setembro de 2016.

Usos do Passado. Seminário de Investigação, co-organizado com José Neves (IHC/UNL). Biblioteca Nacional de Portugal, 13 de Maio de 2016.

Oficina de Historiografia e Teoria da História, co-coordenada com Ana Catarina Pinto (IHC-UNL), Diogo Duarte (IHC-UNL), José Ferreira (CHAM-UNL/UAç), José Neves (IHC-UNL), Matheus Pereira (IHC-UNL). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março a Maio de 2012.

Colóquio Internacional "História, Memória e Violência no Século XX", co-coordenado com José Neves (IHC-UNL), Luís Trindade (Birkbeck College, IHC-UNL) e Tiago Avó (Birkbeck College, IHC-UNL). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 24 e 25 de Fevereiro de 2012.

Colaborações em Audiovisual e Multimédia

12 de Janeiro de 2012 - Apresentação de uma sessão “Abrir os cofres” na Cinemateca Portuguesa, dedicada às praias.

Maio-Junho de 2010 - Pesquisa de fontes para o argumento de um filme de João Mário Grilo.

Outras Colaborações

Dezembro de 2010 - Janeiro de 2011 - Pesquisa de fontes no Arquivo Histórico Diplomático e Arquivo Histórico Ultramarino para um livro sobre a Guerra Colonial.