Investigadores // CV Filipe Guimarães da Silva

Áreas de Investigação

História Económica e Social
História Económica e Social no Portugal Contemporâneo
História do Processo Revolucionário Português (PREC)
História das nacionalizações durante o PREC
História da Indústria
Relações Internacionais

Formação Académica

Doutoramento | 2012 -
História Contemporânea

Mestrado | 2010-2012
História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Tese de mestrado: «“A nacionalização que se deseja”. Notas para uma breve História da indústria cervejeira nacional: do Estado Novo às nacionalizações revolucionárias.»

Licenciatura | 2007-2010
Línguas e Relações Internacionais
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Actividade Profissional e Científica

Investigador integrado do Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL)

Investigador da Rede Indústria, História, Património (RIHP)

Bolseiro de Investigação do projecto "Os militares na transição para a democracia em Portugal"

Colaboração no projecto "APORTAR – Sines – Plataforma Multimédia de preservação da memória, descoberta do presente e projecção do futuro"

Prémios e Distinções

Prémio de melhor orador FLUP-MUN
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Lista de Projectos de investigação em curso

Publicações Capítulos Livros

SILVA, Filipe (no prelo). O(s) imaginário(s) da modernização. A evolução da indústria petrolífera portuguesa: das políticas industriais do Estado Novo às nacionalizações revolucionárias. In Haciendo Historia Económica: nuevas investigaciones, nuevos investigadores (coord. IRRUZUN, Josean Garrués e RUBIO-MONDÉJAR, Juan A.). Granada: Editorial Universidad de Granada.

Encontros Científicos (comunicações por convite)

«As nacionalizações no contexto da economia da Revolução». Sessão de Mestrado no Seminário Problemática da Modernidade Económica e Social no Portugal Contemporâneo. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 27 de Maio de 2014.

«Nacionalização e Indústria. Notas para o estudo do sector petrolífero na revolução portuguesa». Liberalização e mudança na Península Ibérica (1968-1978). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 15-17 e Maio de 2014.

Encontros científicos (comunicações por proposta)

«Nationalizations’ debates during the pre-March 11, 1975: an analysis of the portuguese press». Pedro Hispano Graduate Conference, 2nd edition. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 13 e 16 de Setembro de 2013.

«“A nacionalização que se deseja”. Dinâmicas de um processo de nacionalização no PREC: o caso da Sociedade Central de Cervejas.» II Encontro Anual de História Contemporânea. Universidade de Évora, 16-18 de Maio de 2013.

«Do processo reivindicativo à nacionalização: operários e patrões na indústria cervejeira portuguesa durante o PREC.» II Encontro Anual Políticas Sociais. Trabalho e Indústria. Crises e mudança – séculos XIX-XX. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2 e 3 de Maio de 2013.

«História de uma concentração à margem do Estado: o condicionamento industrial no sector cervejeiro português.» I Encontro Anual Indústria, História, Património. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 18, 19 e 20 de Abril de 2013.

«O(s) imaginário(s) da modernização. A evolução da indústria petrolífera portuguesa: das políticas industriais do Estado Novo às nacionalizações revolucionárias.». I Foro de doctorandos e investigadores noveles en historia económica. Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales de la Universidad de Granada, 12 e 13 de Fevereiro de 2013.

«“Um capitalismo bem tirado”. Redes de interesses, grupos e monopolismo no sector cervejeiro português durante o Estado Novo.» XXXII Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social. ISCTE-IUL, 16 e 17 de Novembro de 2012.

«Contributos para uma História das nacionalizações em Portugal: o sector cervejeiro durante o PREC». “Portugal nos Últimos dois séculos”. I Conferência Internacional de Jovens Investigadores de História Contemporânea Portuguesa. ISCTE-IUL, 21-23 de Junho de 2012.

«“As cervejas de Salazar e Caetano”. Notas para uma breve História da Indústria Cervejeira em Portugal, 1934-1974». I Congresso Anual de História Contemporânea. Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, 18 e 19 de Maio de 2012.

Organização de Eventos Científicos

«Os debates em torno das nacionalizações no pré-11 de Março: uma análise da imprensa portuguesa». Congresso Internacional A Revolução de Abril. Portugal 1974-75. Teatro Nacional D. Maria II, 21-24 de Abril de 2014.

Colaborações em Audiovisual e Multimédia

Colaboração na gestão e produção de conteúdos do blogue da Rede Indústria, História, Património.

Design, gestão e produção de conteúdos do blogue das Comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril (com Pedro Marques Gomes).

Design e gestão de conteúdos do blogue das Jornadas Internacionais: Memórias do Carvão - 2014.

Outras Colaborações

Revisor do livro "A UGT na História do Movimento Sindical Português, 1970- 90", coordenado por José Maria Freire Brandão de Brito e Cristina Rodrigues (2013).