Investigadores - versão inglesa // CV Cristina Rodrigues

Investigador integrado | Doutorado
Economia, Sociedade, Património e Inovação
Formação Académica
 Licenciatura em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em 1988;

Mestrado em Sociologia do Trabalho, das Organizações e do Emprego, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em 2007;

Doutoramento em Sociologia do Direito e do Estado, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 2012;

Actividade Profissional e Científica

Funcionária pública, tem desenvolvido a sua vida profissional nos domínios da Justiça - Reinserção Social, do Trabalho e do Emprego. Desde 1996, no Instituto do Emprego e Formação Profissional, tem exercido diversos cargos dirigentes. Actualmente preside, a nível nacional, à Comissão de Recursos do Subsídio de Desemprego.

Paralelamente, e do ponto de vista académico, tem-se dedicado ao estudo de temas sociais, na sua dimensão histórica: os direitos dos trabalhadores na I República (investigação para mestrado); a influência da OIT na vida jus-laboral do Estado Novo (1933-1974), que constituiu o tema do seu doutoramento. Nesta sequência participou em investigação sobre a UGT na história do sindicalismo português.

Orientação Mestrados em curso
Coorientação com a Profª Maria das Dores Guerreiro da tese de mestrado de Isabel Saraiva (Economia Social e Solidária).
Publicações Teses

RODRIGUES, Cristina (2008) Trabalhar em Portugal – 1910 – 1933. Lisboa: Instituto do Emprego e Formação Profissional.

RODRIGUES, Cristina (2013). Portugal e a Organização Internacional do Trabalho 1933 – 1974. Porto: Edições Afrontamento.

Publicações Livros (como Autor)

BRITO, José Maria Brandão de & RODRIGUES, Cristina (2013). A UGT na história do movimento sindical português. Lisboa: Tinta-da-China.

BRITO, José Maria Brandão de & RODRIGUES, Cristina – várias entradas no Dicionário de História de Portugal, tomo sobre o 25 de Abril e anos subsequentes.

FREIRE, João; REGO, Raquel & RODRIGUES, Cristina. Sociologia do Trabalho – um aprofundamento. Porto, Edições Afrontamento.

Publicações Capítulos Livros
• É autora das seguintes entradas do Dicionário dos Educadores Portugueses: “António, Manuel José”. In António Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, pp. 106-107; “Camões, Dionisia” In António Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, pp. 236-237; “Moura, António” In António Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, p. 957; • Co-autora do prefácio do livro: CANÁRIO, Rui e CABRITO, Belmiro (Orgs.). (2005). Educação e Formação de Adultos – Mutações e Convergências. Lisboa Educa-F• Autora da Síntese da Conferência. “Espaços de Educação – Tempos de Formação”, que se encontra publicada no livro que reúne as comunicações da mesma: PROST, Antoine (et al.) (2002). Espaços de Educação Tempos de Formação. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. ormação;
Artigos em Revistas sem referee
• RODRIGUES, Cristina (2008) “A primeira República em Portugal (1910-1933) e os direitos dos Trabalhadores”, Trabalho Necessário, nº 7, ano 6. (revista online da Universidade Federal Fluminense, Brasil). • RODRIGUES, Cristina (2008) “Um olhar sobre a história do trabalho na I República”, Sociedade e Trabalho, nº 34, pp. 7-22.
Encontros Científicos (comunicações por convite)

Centro de Estudos Judiciários (CEJ) – "A influência das normas da OIT na ordem jurídica até 1974", 21.02.2013 (formação contínua de magistrados)

Centro de Estudos Judiciários (CEJ) – "Instrumentos internacionais relevantes no combate à discriminação no local de trabalho em virtude de doença. Sua aplicabilidade no Direito interno, com especial enfoque na Recomendação n.º 200 (OIT)", 23.04.2014 (formação contínua de magistrados).

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - "A OIT e Portugal - 1919-1974", 29.09.2014.

Encontros científicos (comunicações por proposta)

Encontro Internacional sobre Políticas Sociais - IHC - UNL - Abril 2012, comunicação "A protecção social em Portugal - a influência da OIT no espaço jurídico em Portugal (1919-1974)".

Congresso do Mundo Operário - IHC - UNL - Março 2013, comunicação "O trabalho infantil e o trabalho feminino no Estado Novo - a legislação portuguesa e as normas internacionais do trabalho."

Encontro Internacional sobre políticas sociais - IHC - UNL , Maio 2013, comunicação "Os primeiros passos da Concertação Social em Portugal – o papel da UGT (1981-1990"