« Junho 2017 »

FCSH/NOVA | Edifício ID, Sala Multiusos 2
21 de Março de 2017
18h00

Quarta sessão do Seminário de Investigação em "Economia, Sociedade, Património e Inovação" (Série I), coordenado por Ana Paula Pires (IHC-FCSH/NOVA; Universidade de Stanford) e Ivo Veiga (IHC-FCSH/NOVA).

O seminário é dirigido primariamente aos membros do grupo ESPI e outros investigadores do IHC-FCSH/NOVA.

Sessão 4: 21 de Março

Estado e Economia

Poggi, Gianfranco. 2014. The Nation-State In Caramani, Daniele, ed. Comparative Politics. Oxford: Oxford University Press.
Tilly, Charles. 1992. Coercion, Capital, and European States, AD 990-1992. Cambridge, MA : Blackwell. (Capítulo 1)
Block & Peter Evans. 2005. The State and Economy In Smelser, Neil J, & Richard Swedberg. The Handbook of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press.

Apresentação: Teresa Nunes (FLUL; IHC-FCSH/NOVA)

Comentário: Maria Inês Queiroz (IHC-FCSH/NOVA)

O ESPI "Think-Tank" é o Seminário de Investigação do Grupo "Economia, Sociedade, Património e Inovação" do IHC e tem como objectivo principal estudar e interpretar os processos de transformação social e económica no período contemporâneo, procurando perceber as dinâmicas e os períodos de inércia ou de inovação que os caracterizam, designadamente em matéria científica e tecnológica, identificando e promovendo a valorização, preservação e divulgação do quadro patrimonial que lhes está associado.

Tendo como foco principal o caso português, observado numa perspectiva transnacional, e procurando captar e compreender a sua inserção no contexto global, com particular atenção para as dinâmicas dos grandes espaços político-económicos, procura aprofundar critérios de comparabilidade definidos em sintonia com a identidade histórica e cultural do espaço-nação Portugal. O estudo do caso português é perspectivado em si e pelo que representa num contexto de análise mais alargado, considerando entre outros aspectos, os enquadramentos ibérico, europeu / comunitário, mediterrânico, as relações coloniais e pós-coloniais, o espaço lusófono e as relações ibero-americanas, em particular no Atlântico Sul para cujo estudo aliás contribui.

Nesta primeira série, partindo sempre da apresentação de um texto teórico ou de um projecto de investigação, será explorada uma realidade cruzada que tem no estudo e nas interligações entre economia e sociedade o seu principal enfoque. O "Think-Thank" desempenha, também, um papel vital no conhecimento dos percursos, projectos e objectivos actuais dos investigadores do ESPI.