« Novembro 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom

III Workshop Internacional "Mudanças e Continuidades"
NOVA FCSH e Fundação Calouste Gulbenkian
14 a 16 de Setembro de 2017

Uma iniciativa de quatro unidades de investigação da FCSH/NOVA (Instituto de Estudos Medievais; Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar; Instituto de História Contemporânea; Instituto de História da Arte) que se realiza pela terceira vez.

III Workshop Internacional "Mudanças e Continuidades. História Global, Cultura Visual e Itinerâncias"

No seguimento do I e II Workshops Internacionais "Mudanças e continuidades", que tiveram lugar em 2014 e 2015, o Instituto de Estudos Medievais, o Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar, o Instituto de História Contemporânea e o Instituto de História da Arte organizam o terceiro workshop intitulado "Mudanças e Continuidades. História Global, Cultura Visual e Itinerâncias", a decorrer na FCSH/NOVA, nos dias 14 a 16 de Setembro de 2017. O MeC3 irá focar três aspectos principais, que vão servir como eixos temáticos para a apresentação de comunicações, no enquadramento mais geral da interdisciplinaridade e da trans-historicidade.

Esta iniciativa, que engloba estas quatro unidades de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), decorrerá em Lisboa, na FCSH/NOVA, entre os dias 14 e 16 de Setembro de 2017, e focar-se-á em três eixos temáticos: "História global", "Cultura visual", "Itinerâncias", e para os quais se encontra agora em aberto o período de submissão de propostas de comunicações.

O encontro pretende reunir investigadores de diferentes períodos cronológicos, em diferentes fases da sua investigação, e que se enquadram nos eixos referidos.

O encontro contempla o pagamento de uma inscrição no valor de 20€ para estudantes e de 30€ para os investigadores que apresentem uma comunicação.

Os organizadores prevêem a publicação de um volume colectivo com arbitragem científica em 2018.

LabNet: Laboratório de Redes – Plataforma de criação de projectos europeus

Dentro das actividades do MeC3, neste ano vai ser incorporado um evento paralelo no dia 16 de Setembro, aberto a todos os investigadores, pensado como um laboratório de partilha de ideias e de redes, tendo em vista a apresentação de projectos europeus de carácter institucional (não individuais). Como exemplo, irá ser apresentado o projecto IN+FLUENCE, que visa contribuir para uma melhor compreensão dos elementos que motivam mudanças e continuidades (agindo como motores ou travões) ao longo da história, e para o aprofundamento do conhecimento das sociedades actuais.

Calendarização:

Data limite para envio das propostas: 31 de Março de 2017
Divulgação das propostas aprovadas: 1 de Maio de 2017
Último dia de inscrição: 15 de Agosto de 2017
Dias do MeC3: 14-15 de Setembro de 2017 + 16 de Setembro para o LabNet.
Envio dos textos para publicação: 30 de Novembro de 2017

Comissão organizadora:

Francisco José Díaz Marcilla (IEM-FCSH/NOVA)
Francisco Zamora Rodríguez (CHAM-FCSH/NOVA)
Jorge Tomás García (IHA-FCSH/NOVA)
Yvette Santos (IHC-FCSH/NOVA)

Comissão científica:

Alice Cunha (IHC-FCSH/NOVA)
André Evangelista Marques (IEM-FCSH/NOVA)
Cátia Henriques Mourão Rodrigues (IHA-FCSH/NOVA)
Foteini Vlachou (IHC-FCSH/NOVA)
Javier Luis Álvarez Santos (Universidade de La Laguna; CHAM-FCSH/NOVA)